terça-feira, 24 de julho de 2012

Sonhos


   Está ai um assunto cujo todo mundo tem um gostinho do saber. Ninguém pode dizer que nunca teve. Sonhos todo mundo tem, e o que acontece é o esquecimento.
  Ao engatarmos no sono, ele pode se dividir em dois estágios: o de ondas lentas (neste caso o nosso gasto energético é menor) e o de sono REM (consome nossa energia como se estivéssemos acordados). Nosso cérebro é cheio de segredos, e eu acredito que seja bem mais complexo do que muitas pessoas pensam. Ele elabora sonhos com histórias fictícias ou reais, mistura uma letra de alguma música com algo que alguém disse e forma um espaço meio que sem regras, sem limites, que nos permite voar, amar, saltar e ter sensações das mais diversas. 
  Aprendemos com nossos sonhos. Li um artigo e tirei o seguinte entendimento: O sono REM ajuda o cérebro a organizar o aprendizado. Enquanto o de ondas lentas é quase totalmente esquecido quando tentamos lembrar, o que causa uma pequena tormenta, uma confusão  por algum tempo. 
  Outro fato interessante e que pode acontecer é a maneira como podemos ter novas ideias ao sonharmos. A Stephenie Meyer, criadora da saga crepúsculo, disse que a história veio de um sonho que ela teve. 
  Antes de fazer esta postagem, decidi fazer um teste comigo mesma e o resultado foi positivo. Algumas noites atrás, antes de dormir, deitava na cama pensando em algo que gostaria de sonhar, fielmente, fiquei somente naquele pensamento até o momento em que meus olhos se pregaram. Em números, posso dizer que das nove vezes que fiz isto, seis vezes consegui sonhar com o que estava pensando e foi muito bom.
  Se alguém quiser tentar, eu aviso, é extremamente difícil pensar em apenas uma história antes de dormir. Mas se você quiser muito, tente, vale a pena.
  Acredito que temos sim o poder de manipular alguns sonhos, mas poucas pessoas seguem adiante, porque é algo que exige muito esforço pessoal mais mental, claro. E outra observação que fiz é o fato das pessoas não se doarem por completo para quase nada. Competência é o maior obstáculo, mas lembre-se: Não existe obstáculo que não possa ser passado ou removido do caminho sem que não haja esforço. Determinação e objetivismo são a base para encararmos nossos maiores sonhos, sejam eles mentais ou reais.

4 comentários:

Iasmin disse...

Muito bom este post, Jóice. Espero que continue escrevendo.

PS: Já tentei fazer isso algumas vezes, mas não consegui (ainda).

Camila disse...

Obrigado Iasmin ;D
Mas continua tentando, sei lá, quando eu tento(raramente) me hipnotizo e é como se eu não estivesse dentro de mim!
Boa sorte!!

Ayla Dresch disse...

Ai, Jóice, fiquei muito feliz ao ler esta postagem, também aço diversos exercícios mentais, e um deles é escrever meus sonhos, o que vai fazendo com que a mente se acostume a lembrar. Agora posso conversar sobre isto com vc! Bjão!

Camila disse...

Que bom que ficou feliz, este é meu objetivo com meus leitores.
Sim sim, podemos conversar bastante ;D

Postar um comentário